Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Namaste, o gesto doce que aproxima (JUSSARA CORRÊA)


 
Em muitos lugares no mundo as pessoas não se tocam ou dão as mãos quando se encontram. Podem abraçar formalmente ou beijar o outro na boca, como na Europa Oriental e em Estados Árabes. Ou podem curvar-se suavemente, com os olhos voltados para o chão, como no Japão e na China. O cumprimento havaiano, denominado "honi" consiste em colocar a narina delicadamente ao lado daquela da pessoa cumprimentada; um tipo de compartilhar da respiração, que é vida e Prana. Para os Indianos e Hindus, naturalmente, o cumprimento é o "Namaste".

namaste_medicinaindiana.com.brAs duas mãos são unidas e levadas próximas ao coração, como uma prece seguida de um sutil movimento da cabeça e ombros, porque se diz, "Namaste” delicadamente curvado. Assim, Namaste é um cumprimento falado e um gesto, um Mantra e um Mudra.
 
A posição em prece das mãos é um Mudra chamado Anjali, da raiz Sânscrita Anj, "para adornar, honrar, comemorar". As mãos com as palmas unidas significam unidade de um cosmos aparentemente duplo, unir espírito e matéria, ou o Eu de cada um que se encontra. A mão direita representa a natureza mais elevada ou o que é divino em nós, enquanto a mão esquerda representa a natureza inferior.

Em Sânscrito "Namas" significa, "reverência, saudação respeitosa”. Vem da raiz Nam, que carrega os significados da humildade e do curvar-se a algo ou alguém, através da submissão e silêncio respeitosos. "Te" significa “a você”. Assim, literalmente, "Namaste" significa que "eu me curvo a você”. O ato do cumprimento é chamado "Namaskaram", "Namaskara" ou "Namaskar" nas línguas variadas encontradas no subcontinente. Namaste transformou-se em um ícone.

Este cumprimento é uma forma humilde para reverenciar alguém. Assim, é possível notar a diferença entre a cultura ocidental e a oriental. Cumprimentar dando as mãos nos leva a alcançar o outro para fora e horizontalmente e com o Namaste alcançamos o outro verticalmente para reconhecer aquele, que na verdade, é único e especial. Namaste é um gesto espiritual. O gesto Namaste revela o sagrado em todos nós, libera a intuição de que todas as almas são divinas em sua essência. Estamos dizendo silenciosamente: “vejamos a divindade em cada um de nós e nos curvemos diante dela”, “eu reconheço o sagrado em você”.

E quando nós cantarmos os elogios de Namaste, devemos observar como este gesto é eficiente na comunicação em massa. Um político ou líder pode cumprimentar cinqüenta mil pessoas com um único Namaste. Em tal situação um cumprimento de mãos seria impossível para atingir a todos e um acenar de mão poderia soar muito frívolo.

Um outro significado mais místico para Namaste é que há uma energia sutil que converge por canais dos pés ao plexo solar (região umbilical), até as mãos. O fluxo do Prana (Energia Vital) percorre estes canais e flui poderosamente para todo o corpo.

O Anjali Mudra age como uma Postura (Asana) de Yoga, equilibrando e harmonizando nossas energias e nos mantendo centrados, interiorizados e protegidos mentalmente.

O Namaste fecha a nossa aura, nos protegendo física e emocionalmente, impedindo que externemos emoções demasiadas ou sejamos atingidos por energias baixas; assim nós remanescemos próximos de nossa natureza intuitiva.

Algumas introspecções sobre o Namaste:
-eleva a consciência, lembrando que todos os seres e toda a existência são sagrados.
-revela que a minha divindade interior respeita a divindade dentro de você.
-extrai o ego por um instante, inspira à reflexão nas realidades mais profundas, aliviando a relação entre os povos. Seria difícil ofender ou gerar a sensação de animosidade em alguém quando oferecemos o Namaste.
-o Namaste é um gesto de amizade e da bondade, também dos agradecimentos ou do reconhecimento especial.
-é chamado misticamente de "Namaskara Mudra". O gesto verdadeiro de Namaste é acompanhado de leve curvar da cabeça e dos ombros. Este é um gesto que diminui nosso sentido do ego, exigindo alguma humildade para oferecê-lo. O gesto tem um efeito sutil no sistema da aura.
-Namaste é uma forma de proteger a pureza.

Namaste é um gesto encantador, gracioso e belo.

Namaste a todos!
 
Jussara Corrêawww.kaviraj.org

Um comentário:

  1. mto bacana!!! faz um tempo q procuro uma explicação pra este cumprimento...

    Namaste!!!

    Lucas

    ResponderExcluir